01 setembro 2005

Sodoku

Será preciso explicar o que é? O sodoku é um puzzle numérico. O objectivo é preencher todas as casas de uma grelha de 9x9 casas para que em todas as linhas, colunas e sub-grelhas (com 3x3 casas) estejam todos os algarismos de 1 a 9 inclusive, apenas uma vez. Á partida já são dados alguns números e cabe-nos a nós descobrir os restantes.

De onde veio esta moda do sodoku, não sei bem, mas acho que foi o Times que começou a publicar diariamente um puzzle… E depressa virou moda!!!

Em Portugal, já praticamente todos os jornais têm sodoku (incluindo o jornal Metro) e os livros que saíram só com passatempos do sodoku estão no top de vendas…

É como uma febre… em todo o lado se consegue encontrar pessoas a preencher o sodoku, com o livro na mão ou com recortes do jornal, para preencher os tempos mortos do dia-a-dia… Cada uma com a sua técnica pessoal (e existem inúmeras técnicas seguidas), com uma caneta na mão (algumas com o lápis, para poderem apagar e tentar de outra forma), com o olhar absorto no quadradinho de papel e com alguma paciência, inteligência e determinação passam assim o tempo perdido nos transportes, em viagens, na praia, na sala de espera do consultório e até nas aulas…

Se és um dos que ainda não experimentou, não te preocupes… Não é preciso ser um génio em operações matemáticas, nem sequer já ter jogado antes… a única coisa que realmente é preciso é o quadradinho mágico com o problema e esse é possível obter em quase qualquer lado… Na net sugiro que vejam em: http://www.websudoku.com/?select=1&level=3
É só escolher o nível de dificuldade e … tá a jogar…

Eu confesso que já fui uma das fãs… mas ultimamente já me fartei… Acho que é mesmo sodoku a mais á nossa volta e, como tudo o que é demais, já cansa…

Além disso ultimamente descobri o verdadeiro significado da palavra sodoku… e não fiquei nada descansada…Sodoku é uma doença infecciosa que consiste em febres altas resultantes da mordedura de um rato… (se duvidarem vejam o cap 36 do livro “Doenças Infecciosas e Parasitárias” de Sylvia Lemos Hinrichsen (http://www.editoraguanabara-ltc.com.pt/tit0944.htm)).

Isto põe-nos a pensar… Se o pobre desgraçado que inventou o jogo lhe deu este nome, é muito provável que estivesse a sofrer da doença. Aliás, só alguém com bastante tempo livre se lembra destas coisas… E parece que já estou a ver… um pobre chinês (sim, porque acho que originalmente vem da China) de cama, delirante com a febre, a criar grelhas de 9x9… Será que ficou rico???

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Alguém aí pra jogar ao pião?

11:30  

Enviar um comentário

<< Home