"Tou certo ou tou errado?"
“Luís Roque Duarte, conhecido como Roque Santeiro por sua habilidade em modelar santos, morre ao defender a população de Asa Branca do bandido Navalhada. Santificado pelo povo por este ato, Roque reaparece na cidade para pôr um fim ao mito criado sobre a sua história. A presença do "morto" leva ao desespero o padre Hipólito, o prefeito Florindo Abelha e o comerciante Zé das Medalhas, principal explorador da imagem do santo. O mais preocupado é Sinhozinho Malta, poderoso fazendeiro da região, que vê ameaçado seu romance com a Viúva Porcina. Esta sustentou durante anos uma mentira criada por Sinhozinho de que ela teria sido casada com o santo. Para piorar, Roque fica hospedado na casa dela, despertando o desejo da viúva…”
E assim se desenrolou uma das novelas brasileiras de maior sucesso… Sim, porque toda a gente que tenha mais de 20 anos hoje em dia sabe quem é o Roque Santeiro… nem que seja de ouvir falar…
O que eu gostava era de perceber porquê… Porquê o sucesso de Roque Santeiro?
- Pelo elenco? Duvido um bocado… principalmente se tivermos em conta que os actores se vão repetindo constantemente nas várias novelas.
- Pela história? Um morto que ressuscita? Então porque não teve o mesmo sucesso aquela novela que era sobre vampiros?... A história devia ser mais gira (dentro do género, claro…)
- Pelos personagens? Poupem-me… Um morre afogado em medalhas… Outro anda sempre com os pulsos cheios de pulseiras a chocalhar... e estes são os que me lembro melhor…
Então porquê?
Resumindo...
O sucesso da referida novela deve-se ao facto de não haver nada melhor na altura.